domingo, 28 de junho de 2009

"MÁ EDUCAÇÃO", de Pedro Almodôvar. Na Casa Amarela

É já amanhã, segunda feira dia 29 de Junho pelas 21,30 horas, que vai ser exibido o filme de Pedro Almodôvar "MÁ EDUCAÇÃO" na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva. É uma iniciativa da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV), que se insere no ciclo "ISTO NÃO É CINEMA" coordenado por Leonel Limão.
Um filme a não perder e tragam sempre outros amigos.

Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(...) Quando criança, Ignácio (Gael García Bernal) estudou em um colégio interno católico. Lá ele sofreu abusos sexuais por parte de seu professor de Literatura, o padre Manolo (Daniel Gimenez Cacho), que marcaram sua vida para sempre. Ignácio se apaixona por um colega de colégio, Enrique (Fele Martínez), que termina sendo expulso. Vinte anos mais tarde, os três personagens se reencontram. Este reencontro marcará não só a vida, mas também a morte de alguns deles (...)
Texto e foto retirados da Internet

sexta-feira, 26 de junho de 2009

XI Maratona Fotográfica de Alhos Vedros

Nota: Clique nos documentos para os visualizar e ter acesso ao Regulamento da XI Maratona Fotográfica de Alhos Vedros.

A Direcção da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Homem Morto". Cinema na Casa Amarela

Como já vem sendo hábito, às segundas feiras é sempre exibido um filme na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Hoje, dia 22 de Junho é a vez de passar à cena o "Homem Morto" (Dead Man - título original) um excelente filme realizado por Jim Jarmusch e interpretado por Johnny Depp (entre outros), que será exibido pelas 21,30 horas, numa iniciativa da CACAV e coordenada pela Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Um filme a não perder, com debate no seu final coordenado por Leonel Limão.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

"Dead Man" é a história da viagem, física e espiritual, de um jovem a um território que lhe é pouco familiar. William Blake viaja para o Oeste americano, algures na segunda metade do século XIX. Perdido e ferido, encontra-se com um índio solitário e excêntrico, chamado "nobody", que acredita que Blake é o falecido poeta inglês com o mesmo nome. Nobody e William Blake passam por situações cómicas e violentas. Contrariamente à sua natureza, as circunstâncias transformam Blake num fora-da-lei perseguido, num assassino e num homem cuja integridade física vai ficando em risco. Atirado para um mundo que se revela cruel e caótico, os seus olhos abrem-se para a fragilidade que define a esfera da vida" (1)
(1) Texto e foto retirados da Internet.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

À Conversa com Raquel Rocha sobre... História da Arte

Hoje, quarta feira dia 17 de Junho, pelas 21,30 horas, no Moinho de Maré (Cais do Descarregador em Alhos Vedros) vamos estar À Conversa com Raquel Rocha para nos falar sobre História da Arte. É uma iniciativa da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) coordenada pela Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, e integrada no programa cultural da IV Bienal de Pintura de Pequeno Formato. Prémio Joaquim Afonso Madeira.
Aguardamos a vossa presença.

Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva
Foto: Pintura de Siegfried Zademack (Retirada do blog Marcobitaites)

domingo, 14 de junho de 2009

"Intervenção Divina" Cinema no Moinho de Maré

Amanhã, segunda feira, dia 15 de Junho pelas 21,30 horas, vai ser exibido no Moinho de Maré (Cais do Descarregador) em Alhos Vedros, o filme "Intervenção Divina" uma realização de Elia Suleiman.
É uma iniciativa da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) com a coordenação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, no âmbito do ciclo "ISTO NÃO É CINEMA" e integrada no programa cultural da IV Bienal de Pintura de Pequeno Formato. Prémio Joaquim Afonso Madeira, a decorrer de 13 a 21 de Junho de 2009.
É um excelente filme para se ver, que será seguido de debate no final da sua exibição que contará com a coordenação de Leonel Limão.
Contamos desde já com a vossa presença e que tragam também outros amigos.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(...) Em Nazaré, sob a aparência da normalidade, a cidade é tomada pela loucura. Sob pressão, um homem tenta resolver as coisas com as próprias mãos. Mas só consegue destruir-se a ele próprio. Este homem é o pai de E.S. Durante este tempo, uma história de amor desenvolve-se entre um palestiniano que vive em Jerusalém e uma palestiniana de Ramallah. O homem, E.S., balança entre o seu pai doente e este amor, esforçando-se por manter ambos vivos. Devido à situação política, a liberdade de movimento da mulher acaba no posto de controlo militar israelita situado entre as duas cidades. Os amantes não podem passar. Só podem encontrar intimidade num parque de estacionamento deserto, ao lado do check point. Perante a incapacidade de fugir à realidade da ocupação, o desejo cúmplice dos dois amantes vai ter repercussões violentas. Filme vencedor do prémio do júri e FIPRESCI no Festival de Cannes (...)
Texto retirado da Internet

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Workshop de Fotografia Digital

É já nos próximos dias 20 e 21 de Junho de 2009 que o Departamento de Imagem vai realizar um Workshop de Fotografia Digital, organizado pela Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) e sob a coordenação de José Estiveira. O Workshop vai ser realizado na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, situada na Rua 5 de Outubro, nº 52 em Alhos Vedros.
O valor da inscrição é de apenas 10€ (para apoio à actividade) e para melhores esclarecimentos devem os interessados clicar na foto para melhor visualizarem a informação contida no folheto e contactar para: telem: 932214015 ou para o e-mail: foto@cacav.org
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

domingo, 7 de junho de 2009

"Cinema Paraíso". Na Casa Amarela

Pois é. Neste ciclo "ISTO NÃO É CINEMA", não poderia deixar de ser exibido "Cinema Paraíso", uma obra prima de Giuseppe Tornatore a ser exibida na próxima segunda feira, dia 8 de Junho pelas 21,30 horas, na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Cinema Paraíso tem a direcção musical de Ennio Morricone que, de uma forma genial, consegue enquadrar belíssimas músicas nas cenas que nos envolvem em sentimentos de partilha e cumplicidade, com o ambiente emocional que rodeia a história que nos é contada.
É um belíssimo filme a não perder, e contamos com a tua presença que muito nos agrada.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(...) Cinema Paraíso, obra aclamada e aplaudida de 1989, é acima de tudo um autêntico elogio ao amor, à amizade, à juventude, à vida e ao cinema. É um filme muito especial, pois de uma forma poética consegue mostrar a magia que o cinema transmite a todos os seus amantes. Em 1989 alcançou o Prémio da Crítica em Cannes e no ano a seguir não perdeu o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro. O realizador Salvatore é um realizador de sucesso em Roma, e numa noite recebe a notícia que o seu amigo Alfredo morreu. É nesta altura que Salvatore se relembra de tudo o que pensava que podia ter esquecido. Relembra os seus tempos de infância, vividos numa cidade pequena da Sícilia, assombrada pela pós-guerra e pela imagem do pai que nunca voltou da guerra. Estes eram tempos difíceis, reinavam a fome, a pobreza, a censura e o cinema era o espaço onde as populações podiam sonhar e por breves momentos serem felizes. As cenas passadas nos cinemas retratam as situações mais caricatas: o início dos namoros, as partidas das crianças, a corrida destas mesmas para a primeira fila frente ao ecrã, negócios obscuros, inclusive cenas de sexo.Salvatore relembra-se enquanto Toto e o seu amigo Alfredo, o projeccionista da sua cidade que lhe mostrou os segredos do cinema e das projecções e assim estimulou-lhe a grande paixão pelo cinema. O filme retrata o amor nas suas diversas frentes: o amor de mãe versus mulher, amor de adolescente (contrariado neste caso, uma vez que o pai de Elena não gostava de Salvatore por este ser pobre), o amor sob forma de amizade, e o amor pelo cinema. É também devido a esses “duros” amores que se fazem escolhas, sacrifícios, sofrem-se consequências e muitas vezes obrigam-nos a fugir dessas realidades para criarmos em nosso torno uma redoma de vidro aparentemente intocável. Mas na noite em que Salvatore recebeu a triste noticia, percebeu que não podia fugir do passado, pois querendo ele ou não ele existia, e por isso mesmo tinha que o enfrentar. Assim passados muitos anos de ter “fugido” da sua terra natal, Salvatore volta à sua terra para o funeral do seu amigo e reencontra os rostos envelhecidos daqueles que o acompanharam durante a sua infância, e então sente-se de novo em casa.Antes de partir, Alberto deixou um presente a Salvatore. Uma fita. Salvatore só a viu quando regressou a Roma. É então que se emociona quando se depara que aquela fita era aquilo que sempre sonhara: o conjunto das cenas cortadas dos filmes, à causa da censura. Essas cenas não são mais do que os beijos mais famosos do cinema, majestosamente montados numa sequência extremamente emocionante e inesquecível. Cinema Paraíso tem um encanto especial e a escolha para a direcção musical, não podia ser melhor, pois esteve ao cargo do senhor Ennio Morricone. As músicas escolhidas para cada cena realçam os sentimentos presentes na mesma, tornando-se assim um filme emocionalmente inesquecível (...)
Inês Montenegro (1)
(1) Texto retirado da Internet

sexta-feira, 5 de junho de 2009

IV Bienal de Pintura de Pequeno Formato. Prémio Joaquim Afonso Madeira (Programa Cultural)

No âmbito da IV BIENAL DE PINTURA DE PEQUENO FORMATO. PRÉMIO JOAQUIM AFONSO MADEIRA, e durante a exposição dos trabalhos seleccionados que irá decorrer de 13 a 21 de Junho de 2009, irá ser apresentado a todos os que se dignarem participar neste evento um Programa Cultural, a levar a efeito no Moinho de Maré, situado no Cais do Descarregador em Alhos Vedros, com um interessante programa que apresentamos em anexo.
Contamos com a vossa presença.

A Direcção da
Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros
(CACAV)

Nota: Basta clicar na foto para que a mesma se amplie e facilite a sua leitura.

Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva. (Programação de Junho 2009)

Com o objectivo de divulgar a todos os interessados a sua programação para o mês de Junho, e a exemplo do que se tem divulgado mensalmente, a Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva apresenta em anexo os eventos a realizar no presente mês.
É um programa diversificado que abrange várias temáticas, que decerto irá despertar o interesse de quem já se vem habituando a participar nestas actividades de âmbito cultural.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

Nota: Basta clicar na foto para que a mesma se amplie a facilite a sua leitura.