quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Zeca Afonso. A força das palavras. 25 anos sempre presente


Clicar no documento para o visualizar melhor

"A Vedação". Cinema na Casa Amarela

Integrado na rubrica “Filmes das nossas vidas” a levar a efeito todas as últimas Sextas-feiras da cada mês na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, a CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, por sugestão de Carlos Vardasca, vai exibir na Casa Amarela, pelas 21,30 horas no próximo dia 24 de Fevereiro de 2012 (Sexta-feira) o filme “A Vedação”, escrito por Christine Olsen e baseado no livro de Doris Pilkington. Esta obra conta a história verídica de três raparigas aborígenes com oito, onze e quatorze anos, que vivem no interior desértico da Austrália Ocidental e que, de acordo com a lei vigente nessa altura (anos 30), foram arrancadas à força da sua família e levadas para uma colónia no sul do país, para serem educadas e preparadas como escravas domésticas e serem posteriormente integradas na sociedade colonial “branca”.
Depois de algumas tentativas, conseguem finalmente fugir, e encetam uma longa e dramática aventura ao longo de cerca de 2.500 quilómetros de regresso a casa.
Pela sua qualidade, expressão dramática e dotada de uma excelente banda sonora, este filme foi nomeado e galardoado com:

 a)   Globos de Ouro 2033
Nomeação para a melhor banda sonora original (Peter Gabriel)

b)   National Board of Review. USA 2002
Prémio de melhor realizador (Phillip Noyce)

c)    Edinburgh International Film Festival 2002
Prémio do público para melhor realizador (Phillip Noyce)

d)   Australian Film Institute 2002
Prémio de melhor banda sonora original (Peter Gabriel)

Compareçam, e tragam sempre outros amigos
 
A direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Workshop de Iniciação ao Diário Gráfico

Clique no documento para o visualizar melhor
É tempo de ir para a rua desenhar
Workshop sobre Diários Gráficos acontece no Sábado, dia 10 de Março de 2012, com concentração às 10,00 horas na Casa Amarela, rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros.

É já no dia 10 de Março, Sábado, que uma nova forma de arte chega à margem sul, concretamente à vila histórica de Alhos Vedros. O movimento do Urban Sketching, em plena expansão em Portugal, está a ganhar terreno na Internet e na rua, com a "invasão" destes desenhadores do quotidiano, que registam a realidade nos seus cadernos e têm um manifesto colectivo próprio.

O workshop é promovido pela CACAV. Circulo de Animação Cultural de Alhos Vedros  e Urbansketchers Portugal. O formador será Mário Linhares, designer de profissão e professor. Entusiasmado pelo registo da realidade no meio simples do caderno, é um dos promotores do muito participado blogue dos urbansketchers portugueses, também denominados "desenhadores do quotidiano". Tem realizado workshops e formações sobre diários gráficos e promovido sessões de urbansketching por todo o país, proporcionando a dezenas de pessoas a redescoberta do prazer de desenhar.

Todas as informações e inscrições devem ser efectuadas para: linhares.mr@gmail.com, e o valor da inscrição é 20,00€ (Inscrições até ao dia 8 de Março de 2012)
A direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos vedros

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dedicatória a Agostinho da Silva, na data do seu aniversário

A CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros endereça-vos um convite para participação na Dedicatória a Agostinho da Silva, com leitura das "Ultimas Cartas de Agostinho", de poemas e outros textos.

"Do que você precisa acima de tudo, é de não se lembrar do que lhe disse, nunca pense por mim, pense sempre por você (...)
Agostinho da Silva

Dia 13 de Fevereiro (Segunda-feira), pelas 21,30 horas na Casa Amarela, rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros.
Passe a palavra a outros amigos e compareça!

A direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Corpos Sociais da CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (Biénio 2012-2014)

Clique no documento para o visualizar melhor

Após Assembleia Geral Ordinária efectuada na Casa Amarela no dia 26 de Janeiro (Quinta-feira) pelas 21,00 horas, foram eleitos os Corpos Sociais da CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros para o Biénio 2012-2014, cuja composição se expressa no documento em referência.
Mais se informa que na mesma reunião foram delineados os traços gerais do Plano de Actividades para o ano de 2012, que como já vem sendo hábito anualmente vai ter mais uma vez a colaboração de vários amigos e sócios da CACAV com a apresentação e introdução de novas ideias, de forma a enriquecer aquele documento, cujo conteúdo e proposta final irão ser divulgados oportunamente a toda a população e ao Movimento Associativo do nosso concelho.

A Direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros