quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SESSÃO PRÁTICA DE FOTOGRAFIA. "PÔR do SOL na MARGINAL do BARREIRO"

Vai realizar-se no próximo Sábado, dia 31 de Outubro de 2009, pelas 17 horas, uma SESSÃO PRÁTICA DE FOTOGRAFIA, subordinada ao tema "PÔR DO SOL NA MARGINAL DO BARREIRO", a realizar junto à Estação Antiga, frente aos Moinhos.
Esta sessão, que se insere no âmbito das actividades da CACAV, inscritas na Programação do mês de Outubro da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva e dinamizada por José Estiveira, está aberta a todos os interessados pela fotografia, bastando que apareçam e "tragam outros amigos e as vossas máquinas também".

Pela Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV)
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Foto: Pôr do Sol no Barreiro. Retirada da Internet.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cinema e "SONS DE GUITARRA" Na CASA AMARELA

É já no próximo dia 26 de Outubro, Segunda Feira pelas 21,30 horas que vai ser exibido o filme "EM NOME DO PAI", uma realização de Jim Sheridan que conta com a participação de Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e de Peter Postlethwaite.
Informamos no entanto que, no mesmo dia e a anteceder a exibição deste filme, pelas 21,00 horas, vamos ter "SONS DE GUITARRA" pelo Rui Mourinho, músico algarvio, que de passagem por Alhos Vedros nos irá fascinar com o dedilhar da sua guitarra.
Endereçamos um convite a todos, para que não percam este momento de surpresa e a exibição deste fantástico filme, a acontecer na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Aguardamos a vossa presença.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.

Resumo do filme

(…) O realizar deste filme, Jim Sheridam, vem mostrar a história real de Gerry Conlon, (que ainda hoje constitui uma vergonha para polícia britânica), certamente para denunciar que nem sempre os agentes da justiça agem para que ela seja cumprida e que nem sempre a justiça é cega. Um ataque do IRA a um bar londrino, em 1974 é o pano de fundo para o início desta história, em que a narrativa nos leva de volta no tempo, até as conturbadas ruas de Belfast (Irlanda do Norte) onde Gerry arranja confusão com as tropas britânicas. O confronto acaba por colocá-lo frente a frente com agentes do IRA. Fartos das suas brincadeiras e pequenos roubos, Giuseppe, o sábio pai de Gerry, receia que alguma coisa possa lhe acontecer e resolve enviá-lo para Londres para a casa da Tia Annie Maguire, na esperança de que arranjasse algum emprego. Gerry é um jovem rebelde que ignora os conselhos do pai e acaba por juntar-se a uma comunidade hippie onde se vive segundo os ideais da liberdade, do amor e da droga. Mas o bom clima dura pouco e Gerry, juntamente com o seu amigo Paul são obrigados a deixar a comunidade, devido ao clima instável que se começara a gerar. Vagueiam sem dinheiro nas ruas de Londres, sem dinheiro nos bolsos, até que se dá o atentado ao bar. Gerry estava no lugar errado e na hora errada. Ele e quatro dos seus amigos são presos e torturados pelos agentes da polícia, que pressionados pelo próprio sistema que representam e pela indignação da opinião pública, querem à força encontrar os culpados. Obrigado a assinar uma confissão falsa, Gerry acaba por fazer com que o pai, a tia Annie e os filhos desta fossem presos e acusados de serem cúmplices. Com este plano de fundo, esta história revela cenas que passaram a fazer parte do quotidiano inglês desde a divisão da Irlanda. Em Nome do Pai representa toda uma realidade conflituosa vivida na Irlanda do Norte em que a mais pequena provocação de uma das forças em conflito pode desencadear distúrbios. Por outro lado, há a crítica ao sistema judicial britânico retratado como intolerante, obsessivamente preocupado em arranjar um culpado ou bode expiatório para resolver depressa a questão do atentado e causar boa impressão à opinião pública (…)
Texto retirado da Internet

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projecto TAICHI-QIGONG em Alhos Vedros

No âmbito do projecto sócio cultural levado a efeito pela Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) através da Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, vão-se realizar em Alhos Vedros aulas de TAICHI-QIGONG dinamizadas por SARA BRILHANTE.
As respectivas aulas terão início já no próximo Sábado, dia 24 de Outubro de 2009, realizando-se aos Sábados das 10 às 11,30 horas.
O ponto de encontro será na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva (Rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros) e as aulas serão efectuadas ao ar livre, destinando-se a todos os interessados pertencentes a qualquer faixa etária e com o número mínimo de 6 participantes, sendo o seu custo de 15 Euros por participante.
As inscrições ainda podem ser efectuadas para os seguintes contactos:

SARA BRILHANTE - 964787771
CACAV - 932214015

Pela CACAV.

A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"FILOSOFIA PARA TODOS" na Casa Amarela

Endereçamos um Convite a todos os interessados, para assistirem a uma Sessão de "FILOSOFIA PARA TODOS" dinamizada pelo Professor Luís Mourinha, que irá decorrer no próximo dia 22 de Outubro (Quinta Feira), pelas 21,30 horas na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros.
Aguardamos a vosso presença.

Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva


"Entre a Consciência e a Consciência da Matéria - Introdução à Metafísica"

Viagem partilhada ao Pensamento filosófico de Fernando Pessoa, entre os caminhos da Gnosiologia e da Metafísica, através do Método Lipman.

domingo, 18 de outubro de 2009

"As Asas do Desejo" de Wim Wenders. Na Casa Amarela

É já amanhã, Segunda Feira, dia 19 de Outubro pelas 21,30 horas que irá ser exibido o filme "As Asas do Desejo" realizado por Wim Wenders e por Anatole Dauman.
A obra-prima daquele realizador que conta com a participação de Bruno Ganz, Otto Sander, Solveig Dommartin e Peter Falk entre outros, irá ser exibida na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva e é uma iniciativa da CACAV com a coordenação de Leonel Limão.
Contamos com a vossa presença.

Pela CACAV

A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(...) Na Berlim fria e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas perdidas que sofrem em silêncio. Entre a guarda divina estão os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander). Os dois observam o dia-a-dia dos seres humanos com curiosidade e admiração mas, no fundo, desejam viver as suas experiências, sentir as suas emoções - o que a condição de anjos não lhes permite. Um dia, Daniel fica encantado ao ver uma bela trapezista de circo, Marion (Solveig Dommartin), e apaixona-se por ela. Para poder tocá-la, tem de deixar de ser anjo e tornar-se humano, perdendo para sempre a sua imortalidade. Para ajudá-lo aparece Peter Falk, um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos. "As Asas do Desejo" narra a disputa entre o divino e o efémero, com uma lentidão poética pontuada por imagens a cores e preto e branco, que valeu a Wim Wenders a Palma de Ouro em Cannes (...)

In Publico.pt

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva. Programação de Outubro/2009

Com o farnel cheio de poesia, alguns sonhos, muita amizade e o gosto pelo saber, aqui estamos de novo à beira do Cais do Futuro.
Saberemos?
Seremos?
Chegaremos?
O barco vai de saída e o que interessa é partir!
Gostaríamos de poder contar com a vossa presença, amanhã (Sábado) dia 17 de Outubro pelas 21,30 horas na Casa Amarela (rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros), a fim de assinalarmos o início da actividade deste ano lectivo da Escola Aberta Agostinho da Silva.

Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva


PROGRAMA DE OUTUBRO/2009

Dia 19 - 21,30 horas - Segunda Feira - "ISTO NÃO É CINEMA" com o filme "As Asas do Desejo" de Win Wenders. Coordenação de Leonel Limão.
Dia 22 - 21,30 horas - Quinta Feira - "Filosofia para Todos", (Filosofia Lipman) Dinamizado por Luís Mourinha.
Dia 24 - 10,00 horas - Sábado - Início das Aulas de Tai Chi com a coordenação de Sara Brilhante.
21,30 horas - Momento de encontro, assinalando a abertura do novo Ciclo 2009/2010 da Escola Aberta Agostinho da Silva.
Dia 26 - 21,30 horas - Segunda Feira - "ISTO NÃO É CINEMA" com o filme "Em Nome do Pai" com realização de Jim Sheridan.
Dia 27 - 21,30 horas - Terça Feira - Tertúlia Fotográfica dinamizada por José Estiveira.
Dia 30 - 21,30 horas - Sexta Feira - Comunidade de Leitores, dinamizada por Isabel Raminhos.
Dia 31 - 17,00 horas - Sábado - Sessão Prática de Fotografia. "PÔR DO SOL NA MARGINAL DO BARREIRO" (junto à Estação Antiga) - frente aos Moinhos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FOME. A História de Bobby Sands na Casa Amarela

Logo à noite, vamos ter o privilégio de assistir a um excelente filme produzido por Steve McQueen. "FOME", vai ser exibido hoje na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva pelas 21,30 horas, e que conta com a interpretação de Michael Fassbender e de Liam Cunningham que nos contam a história do activista e militante do IRA Bobby Sands.
Este filme insere-se no Ciclo "ISTO NÃO É CINEMA", uma iniciativa semanal da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) coordenada pela Escola Aberta Agostinho da Silva e dinamizada por Leonel Limão.
É um excelente filme que se recomenda a toda a gente.

Pela CACAV

A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(…) Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Porquê? As respostas a estas e outras perguntas são muito fáceis de responder quando nos lembramos dos tristes acontecimentos ocorridos na Prisão de Maze, Belfast (Irlanda do Norte), em 1981. A história é conhecida, foi contada nos jornais diários e já tem um capítulo reservado em qualquer enciclopédia do século XX: Bobby Sands, activista do IRA, inicia uma greve de fome como forma de protesto contra o o tratamento dado aos prisioneiros daquele estabelecimento prisional, reclamando o estatuto de preso político. Em pele e osso, Sands viria a falecer pouco tempo depois, vítima de ataque cardíaco, transformando-se num símbolo da luta daquele grupo.Agora, em 2008, o artista plástico britânico Steve Mcqueen recria os acontecimentos vividos na Prisão de Maze, naquele ano. "Fome" é a história vista por dentro, aquela que foi impossível de reproduzir nos jornais e enciclopédias, sem cair nos maneirismos epopeicos, demasiado plásticos, típicos de Hollywood. Um exercício despudorado, violento, imundo, que revela a decadência, os rituais de humilhação a que foram sujeitos dezenas de prisioneiros daquele estabelecimento prisional e a fé levada ao extremo por alguém que se recusou a viver naquelas condições. Algures entre o mártir, o herói ou o anti-herói, Bobby Sands é aqui retratado como apenas alguém que estava consciente das suas convicções e dos efeitos das suas decisões.
A partir daqui, Mcqueen pega na história com mão de artista e faz dela um verdadeiro tratado sobre o sofrimento humano, os seus limites e as suas convicções. Sem fazer quaisquer juízos de valor, expõe a realidade dos factos com um notável distanciamento e coloca a condição humana no centro da acção. Os acontecimentos que levaram à greve de fome de Bobby Sands, o contexto político da Irlanda do Norte ou a vida para lá daquelas quatro paredes, são apenas o cavalo de Tróia da verdadeira batalha que Steve Mcqueen pretende aqui revelar. Na verdade, Bobby Sands é apenas o seu bode expiatório e a história verídica podia ser apenas fruto da imaginação.
À excepção de um diálogo majestoso entre Sands e um padre, onde o militante do IRA explica as razões pelas quais decide avançar para a greve de fome, Mcqueen dá total primazia à imagem e ao sentimento que esta transporta, num exercício onde se nota claramente a visão estética de um artista plástico. O uso pontual de pormenores técnicos deliciosos são a pièce de résistance de um filme cuja única pretensão é, no fundo, traduzir em imagens aquilo que a imaginação e as palavras não conseguem transmitir. O melhor murro no estômago do ano (...)

In: LiveJournal (Internet)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"ANA E AS SUAS IRMÃS". Woody Allen na CASA AMARELA

Hoje, segunda-feira dia 5 de Outubro, pelas 21,30 horas, vai ser exibido na CASA AMARELA/ESCOLA ABERTA AGOSTINHO DA SILVA o filme "ANA E AS SUAS IRMÃS".
É uma realização de Woody Allen e que conta com a sua interpretação, ao lado de Michael Caine, Mia Farrow, Carrie Fisher, entre outros.
Se aprecias bom cinema, aparece e traz sempre outro amigo.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho DA Silva

(...) Hannah (Mia Farrow), Holly (Diane Wiest) e Lee (Barbara Hershey) são as três irmãs à volta das quais o filme gira. Hannah é a filha mais velha e a "responsável" da família, uma bem reputada actriz, mas cuja verdadeira paixão são os filhos e o seu marido, Elliot (Michael Caine), um contabilista que por acaso está apaixonado pela irmã da sua mulher, Lee. Esta, por sua vez, está desempregada e à procura de um rumo para a sua vida, estando a viver com um homem bem mais velho, um pintor chamado Frederick (Max von Sydow). Finalmente, Holly, a mais nova, divide o seu tempo entre castings, tentando seguir as pisadas de Hannah enquanto actriz e o seu trabalho como cozinheira, enquanto recupera de um passado marcado por dificuldades financeiras e problemas com cocaína. Paralelamente, temos ainda a história de Mickey (Woody Allen), ex-marido de Hannah e produtor televisivo hipocondríaco que se vê um confrontado com a possibilidade de ter um grave tumor no cérebro. Temos ainda os pais de Hannah, a amiga de Holly e muito mais (...)
In: CinePt. Filmes e tal... Texto de Paulo Costa.

Oficina D'Artes na CACAV


Oficina D'Artes

Espaço de aprendizagem, de encontro e amizades, promovido pela Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros
O Oficina D'Artes vai iniciar a sua actividade com as seguintes actividades:

Atelier de Desenho e Pintura
Início no dia 03 de Outubro - Sábado, pelas 15 horas na sede da CACAV - Estrada Nacional nº 11 (frente ao Correio)
Dinamizadora: Fátima Romão
Aulas de Guitarra
Apresentação no dia 10 de Outubro - Sábado, pelas 17 horas na sede da CACAV, Estrada Nacional nº 11 (frente ao Correio)
Dinamizador: Rui Pais
Nota: Para ambas as actividades estão abertas as inscrições.
Para mais informações contactar através do telemóvel: 932214015
A Direcção da
Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV)