quarta-feira, 30 de junho de 2010

"HOME O MUNDO É A NOSSA CASA". Hoje na Casa Amarela

Dando sequência e cumprimento da Programação do mês de Junho, hoje, Quarta-feira, dia 30 pelas 21,30 horas, temos o prazer de exibir na Casa Amarela o excelente documentário de YANN ARTHUS-BERTRAND, "HOME O MUNDO É A NOSSA CASA".
Como se tivéssemos um encontro com o Planeta, este documentário dá-nos a imagem de um hino tocado em sua honra e ao seu frágil equilíbrio.
Através de uma viagem por mais de 50 países de todo o mundo, "HOME O MUNDO É A NOSSA CASA" vai maravilhar, surpreender, questionar e inquietar, deixando contudo a possibilidade de cada um tirar as suas próprias lições e de agir.
Contamos com a vossa presença

Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Estação". Cinema na Casa Amarela

Logo à noite na Casa Amarela, pelas 21,30 horas, vai ser exibido o filme "Estação" realizado por Thomas McCarthy e interpretado por Peter Dinklage, Paul Benjamin, Jase Blankfort e Paula Garcés, entre outros. "Trata-se de um filme poderoso e uma estimulante experiência cinematográfica", segundo o "Hollywood Reporter".

Pela CACAV

A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

Resumo:

(...) Finbar McBride (Peter Dinklage) está a tentar viver segundo as suas próprias regras. Na esperança de que o deixem em paz, decide mudar-se para uma antiga estação de comboios numa cidadezinha no campo. Mas, tal como os funcionários que ocuparam estações de comboio antes dele, Finbar acaba por, relutantemente, deixar-se envolver na vida dos seus vizinhos, especialmente na de Olivia (Patricia Clarkson), uma artista de quarenta anos que tenta lidar com o fim do seu casamento, e na de Joe (Bobby Cannavale), trinta anos, um enorme talento para a cozinha e um apetite insaciável para conversar - queiram ou não falar com ele. A ESTAÇÃO é um filme sobre três pessoas sem nada em comum, excepto a sua solidão, até que o acaso junta as suas vidas. Assim, a partir desta esquecida estação de comboios, este triângulo de inadaptados forja laços improváveis, o que prova que, em última análise, mesmo a solidão é melhor partilhada (...)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Morreu uma gaivota do Tejo"

Temos a informar-vos da triste notícia do falecimento do "Manuel Tavares", figura muito conhecida em Alhos Vedros e arredores, cuja vida se confundia com o Tejo.
O Cais de Alhos Vedros era a sua casa e os barcos eram o seu espaço de vida.
Hoje, o Cais do Descarregador está mais vazio e mais silencioso, com menos uma "gaivota que deixou de piar e de esvoaçar pelo entrelaçado dos barcos que por ali adormeciam".
Fica-nos na memória as histórias e as aventuras que ele viveu nas águas do Tejo e que nos contava, sempre com todo o entusiasmo.
Para a CACAV, ficará sempre o registo das cores vivas do arco-íris, com que ele pintava o nosso barco, o "Alcatraz".
Aqui fica a sentida homenagem de quem com ele "navegou por outros mares, e o irá acompanhar, mesmo que ancorado num outro cais".

A Direcção da
CACAV.Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Um Olhar Sobre o Rio". Exposição Fotográfica Colectiva

Vai realizar-se, de 03 a 24 de Julho de 2010 na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça (Moita), uma Exposição Fotográfica Colectiva sob o título "Um Olhar Sobre o Rio", organizada pela CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, com o apoio da Câmara Municipal da Moita.
Nesta Exposição, que conta com a coordenação de António Macedo Ribeiro e o apoio técnico de Fátima Romão, vão estar expostas fotografias de António Dias, Carlos Gonçalves, Edgar Cantante, João Ramos, Joaquim Raminhos, José Estiveira, Maria João Paiva, Pedro Barros e Vitor Marques.
Pelo tema da Exposição e pelas excelentes fotos nela vão estar expostas, aconselhamos a sua visita.
A Direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alteração na Programação de Junho

Temos a informar que a actividade prevista para o próximo dia 25 de Junho, que estava relacionada com o lançamento da Revista EntreCulturas e que contava com a presença do professor Paulo Borges, vai ter que ser adiada para uma outra data oportunamente a informar, devido a uma incompatibilidade de agenda.
Gratos pela vossa compreensão
Saudações Culturais

Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

"FILOSOFIA PARA TODOS" na Casa Amarela

"Utopias de ontem e de Hoje", será o tema a abordar por Luís Mourinha em "Filosofia para Todos", a realizar hoje, Quarta-feira dia 23 de Junho de 2010, pelas 21,30 horas na Casa Amarela.

Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

domingo, 20 de junho de 2010

"O Visitante". Cinema na Casa Amarela

Dando continuidade à Programação de Junho, vai ser exibido na Casa Amarela, amanhã, Segunda-feira, dia 21 de Junho de 2010, pelas 21,30 horas o filme "O Visitante", realizado por Thomas McCarthy e interpretado por Danai Jekesai Gurira, Haaz Sleiman, Hiam Abbass e Marian Seldes, entre outros.
Por retractar um problema bastante actual e relacionado com a imigração, é um filme que aconselhamos.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva
(…) Walter Vale, um solitário professor do Connecticut, recentemente viúvo, regressa a Nova Iorque para assistir a uma conferência e encontra o seu apartamento de Manhattan ocupado por um jovem casal de imigrantes ilegais. Depois de esclarecida a intromissão, Vale convida o casal – um jovem músico sírio chamado Tarek e a sua namorada senegalesa – a ficar a viver com ele. Uma improvável amizade que acaba por se desenvolver entre o pacato professor Vale e o vibrante Tarek. Mas os bons momentos depressa são perturbados pela injusta prisão de Tarek e a sua possível deportação. Vale, que está determinado a ajudar, inicia uma verdadeira cruzada pela libertação de Tarek (…)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vai acontecer este fim de semana

Dia 19 de Junho, Sábado, pelas 17,00 horas na Casa Amarela.
VAMOS JOGAR XADREZ
Endereçamos um convite a todos os interessados pelo Jogo de Xadrez para participarem nesta iniciativa.
Dirige-se a todas as idades e a todos os níveis, mesmo para aqueles que se estejam a iniciar nesta modalidade.
Teremos disponíveis todos os materiais necessários, e a coordenação do José Machado Assunção, da Secção de Xadrez do Centro Náutico Moitense.
Inscrevam-se e apareceram!

Dia 20 de Junho, Domingo, pelas 10,00 horas (Junto à Casa Amarela)
Vamos visitar a Horta do José Mariano, nas Arroteias. Alhos Vedros
Partindo da Casa Amarela, vamos entrar no mundo da Agricultura Biológica.
Vamos aprender e conhecer através de um Projecto que está a decorrer no nosso Concelho, todas as potencialidades da Agricultura Biológica e também da importância das Hortas Urbanas no tempo em que vivemos.
O José Mariano irá fazer uma apresentação do seu Projecto, através de uma visita guiada à sua horta, até à hora de almoço.
Tragam amigos de todas as idades!

Comunidade de Leitores
Coordenada por Isabel Raminhos, no próximo Domingo, dia 20 de Junho, pelas 17,00 horas, vai reunir na Casa Amarela a Comunidade de Leitores, onde será apreciada a obra "CAIM" de José Saramago.
Neste momento de partida do nosso Prémio Nobel, esta sessão estará aberta a todos os que queiram participar.

Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"À Conversa com..." Associação dos Amigos dos Animais Abandonados

No âmbito da defesa e protecção dos animais, vai realizar-se mais uma sessão de "À Conversa com..." onde iremos contar com a presença da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados (Moita) que connosco irá abordar questões relacionadas com esta problemática.
A sessão vai realizar-se hoje, Quarta-feira, dia 16 de Junho de 2010 pelas 21,30 horas, na Casa Amarela, e terá como tema "Os Direitos dos Animais".
Por ser um problema com que nos defrontamos no nosso dia a dia, seria interessante contarmos com a vossa presença.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados"
Mahatma Gandhi
Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva
Foto: De "Olhares. Fotografia Online". Autor: Joy

domingo, 13 de junho de 2010

"Estranhos de Passagem". Na Casa Amarela

"Okwe, um imigrante ilegal nigeriano em Londres é condutor de táxi durante o dia e recepcionista num hotel à noite. Por comodidade, partilha o apartamento com uma jovem turca, Senay. Mal se conhecem, até ao dia em que Okwe, confrontado com um inimaginável mundo paralelo, faz uma macabra descoberta, sobre a qual não pode falar, nem com o patrão, nem com a polícia.
Estranhos de Passagem e longe de suas casas, terão que enfrentar todos os perigos juntos"

É este o filme que poderá ver amanhã, Segunda-feira, dia 14 de Junho, pelas 21,30 horas na Casa Amarela, um filme (com a duração de 93 minutos) realizado por Stephen Frears e interpretado por Audrey Tautou, Chiwetel Ejiofor entre outros.
Aguardamos pela vossa presença
Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nova colecção de postais da CACAV

Como já vem sendo hábito por altura das Festas de Alhos Vedros, ou, mais recentemente com a realização da Feira Medieval, o Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros volta a editar mais uma colecção de postais com motivos alusivos a esta vila histórica e relacionados com o seu Património.
O tema desta colecção de seis postais é a sua Igreja Matriz, e vai ser lançada na abertura da III Feira Medieval(1) a realizar em Alhos Vedros de 04 a 06 de Junho de 2010, onde a CACAV estará presente num espaço durante a sua realização.
O preço desta colecção de seis postais é de 1,50€, e reverterá para o apoio das actividades que a CACAV vem realizando durante o ano e ao longo dos seus 24 anos de existência.
Os coleccionadores e defensores da preservação do Património Histórico de Alhos Vedros, têm aqui uma excelente oportunidade de (a juntar às outras colecções já editadas) enriquecerem a sua colecção com a edição destes belíssimos postais que aqui reproduzimos; uma iniciativa de edições CACAV.

A Direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural da Alhos Vedros
(1) Organizada pela Alius Vetus. Associação Cultural História e Património.