sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curso de Introdução à História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea

Clicar no documento para o visualizar
 
Curso de Introdução à História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea
(Inscrições Abertas)
 Orientação
Maribel Sobreira [maribel.sobreira@gmail.com]
Fabrícia Valente [fabriciav@gmail.com]
 Aulas previstas
30
 Horário
Terça-feira às 21h/ 21.30
Duração: +/- 1h30
 
Bibliografia
A disponibilizar nas aulas
 Planeamento
As aulas serão preparadas com o objectivo de proporcionar uma maior sensibilidade para o entendimento de diferentes actividades artísticas do século XX, bem como o despertar do sentido crítico. A Arquitectura, a Escultura e a Pintura serão as artes para as quais as aulas serão mais direccionadas, ma serão também apresentados exemplos de Design e introduzidas referências Cinematográficas, Musicais e Literárias sempre que oportuno.
Cada movimento estudado será introduzido pelo seu contexto histórico para uma maior compreensão do mesmo e apresentado aos alunos através de imagens.
No final de cada módulo faremos uma visita a um Museu, correspondente ao tema estudado.
 Programa:
 Módulo I - A problemática da arte e as Primeiras Vanguardas
O que é a Arte pela Arte; A autonomia do Artista e da Arte no séc. XIX; Evolução da Arquitectura e das Artes Plásticas  europeias nos meados do séc. XIX até à II Grande Guerra.
 Módulo II - Arte no Pós-II Guerra e a Pós-Modernidade
Do óptico para o áptico;  A democratização da Arte; As novas correntes artísticas Europeias e Americanas; Do privado para o espaço público;
 Modulo III - Tendências actuais da Arte
O que falamos quando falamos de Arte Contemporânea; Arte e o Artista holístico; Novas tecnologias e novos suportes; A interacção no espaço virtual e físico; Diálogo de artistas com a História da Arte.
 Observações: As aulas serão dadas através de apresentações em PowerPoint, para as quais será necessário um retroprojector. Sempre que pertinente, serão distribuídas fotocópias aos alunos. Cada tema do programa apresentado será posteriormente dividido em sub temas ao longo das aulas.

A direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros
 


Sem comentários:

Enviar um comentário