quarta-feira, 28 de abril de 2010

À Conversa com...José Miguel Oliveira. "O Optimismo como modo de se estar na vida"

Dando continuidade à Programação da Casa Amarela para o mês de Abril, vai realizar-se hoje, Quarta-feira, dia 28 de Abril de 2010 pelas 21,30 horas, mais uma sessão de "À Conversa com..." que será dinamizada por José Miguel Oliveira e subordinada ao tema "O Optimismo como modo de se estar na vida".

Pela CACAV
A Coordenadora da Programação da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(…) Uma vez reconhecida a importância da inteligência emocional, também o optimismo passou a estar integrado no estudo das ciências sociais e humanas. A partir do momento em que a comunidade científica percebeu a importância de uma atitude que permite transformar a nossa vida de uma forma quase imediata, os sentimentos que estão associados ao optimismo têm ganho terreno dentro do campo da psicologia e, até, da neurociência. Mesmo os racionalistas mais cépticos já se aperceberam de que a qualidade de vida depende em grande parte do modo como encaramos a realidade. Ou seja, a forma como interpretamos os acontecimentos determina o nosso comportamento e as nossas acções. E condiciona o nosso futuro (...)

(...) O que é optimismo? Uma vez aqui chegados, importa esclarecer o que é o optimismo. Segundo a especialista em questão, é uma característica individual que, embora possa ter algumas influências genéticas, pode ser apreendida e implica sempre a capacidade de ter expectativas positivas acerca do futuro e acreditar que o que está para vir é bom. Isto para além da capacidade de ver o melhor da vida. Mesmo nas situações mais problemáticas, desafiadoras e, até, dramáticas, o optimismo traduz-se na capacidade de retirar alguma aprendizagem e algum ponto positivo (...)

In: "Educar para o Optimismo", de vários autores. Editorial Presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário