sábado, 17 de julho de 2010

"Um sorriso que nos chega de Timor"

No âmbito da campanha levada a efeito pela CACAV denominada "Biblioteca falar português", com vista a recolher livros para serem enviados para as escolas de Timor, procedeu-se ao envio na Estação dos Correios de Alhos Vedros para a Embaixada de Portugal em Díli, de uma encomenda com vários livros doados por vários amigos, com o objectivo de os mesmos serem entregues na biblioteca da Escola Portuguesa daquela cidade. Para testemunhar este acto simbólico, editamos em baixo a troca de correspondência havida entre a CACAV e a nossa amiga "Belinha" a leccionar em Timor, mais concretamente na cidade de Díli.


Amiga "Belinha"
Esperamos que aí por Timor tudo esteja a correr pelo melhor.
Temos a informar-te que já seguiram aqui de Alhos Vedros, para a Embaixada Portuguesa, um conjunto de livros em Português, para uma Biblioteca da Escola Portuguesa em Dili.
Quando for oportuno, gostaríamos que nos desses notícias.
Boa continuação de trabalho.
Abraços de Alhos Vedros (1)

P'la Diecção da CACAV
Joaquim Raminhos

(1) E-mail enviado pela direcção da CACAV na Terça-feira, dia 29 de Junho de 2010.

Raminhos di'ak ka lae?

Caro amigo que agradável receber notícias tuas e, ainda por cima, acompanhadas de tantos e tão bons "presentes".
Esta semana fomos recebedores das encomendas que muito irão enriquecer a biblioteca da nossa Escola, assim como. as leituras e os imaginários dos nossos alunos. Por eles, desde já os nossos agradecimentos à CACAV, por esta belíssima iniciativa.
Eu estou bem, completamente assolada pelos trabalhos de final de ano lectivo, aqui muito mais condensados, já que a escola fecha durante as férias, para que todos os professores possam ir a casa. Por essa razão temos que terminar o presente ano lectivo (já com exames nacionais do Secundário) e, simultâneamente, deixar preparado o início do próximo.
Partimos (quase todos) na próxima sexta-feira, dia 16 e ainda não consegui arrumar os "tarecos" para a viagem.
Por terras Lorosae, embora estejamos na estação seca, tem chovido intensamente. Estas fortes chuvadas provocaram inundações em vários pontos do país e, aqui em Díli, assisti a um verdadeiro dilúvio, andei em ruas que se transformaram em verdadeiros rios, com água pela cintura.
Os timorenses, normalmente, vivem o tempu udan (Tempo de chuva) com muita alegria: rapazes e crianças saem para a rua numa verdadeira euforia. Assim foi, também desta vez. Mas os estragos nas casas, lojas, carros e camionetas de trabalho foram bastante pesados. Só mesmo quem está habituado a nada ter, pode festejar chuvadas desta dimensão.
Eu aflita a tentar salvar a mala com o portátil e os documentos das avaliações e eles na sua boa disposição, riam e diziam-me "Malai é Timur!!!".
É assim a vida por cá: amanhã será outro dia.
Um abraço deste lado do mundo e até (muito) breve. (2)

Ana Diogo
(2) E-mail recebido de Timor na Segunda-feira dia 12 de Julho de 2010.
Foto 1: Alguns dos livros enviados antes de serem embalados nos Correios de Alhos Vedros.
Foto 2: Pormenor das cheias em Díli. Foto enviada pela nossa amiga "Belinha", professora em Timor-Leste.

Sem comentários:

Enviar um comentário