quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"A Vedação". Cinema na Casa Amarela

Integrado na rubrica “Filmes das nossas vidas” a levar a efeito todas as últimas Sextas-feiras da cada mês na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, a CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, por sugestão de Carlos Vardasca, vai exibir na Casa Amarela, pelas 21,30 horas no próximo dia 24 de Fevereiro de 2012 (Sexta-feira) o filme “A Vedação”, escrito por Christine Olsen e baseado no livro de Doris Pilkington. Esta obra conta a história verídica de três raparigas aborígenes com oito, onze e quatorze anos, que vivem no interior desértico da Austrália Ocidental e que, de acordo com a lei vigente nessa altura (anos 30), foram arrancadas à força da sua família e levadas para uma colónia no sul do país, para serem educadas e preparadas como escravas domésticas e serem posteriormente integradas na sociedade colonial “branca”.
Depois de algumas tentativas, conseguem finalmente fugir, e encetam uma longa e dramática aventura ao longo de cerca de 2.500 quilómetros de regresso a casa.
Pela sua qualidade, expressão dramática e dotada de uma excelente banda sonora, este filme foi nomeado e galardoado com:

 a)   Globos de Ouro 2033
Nomeação para a melhor banda sonora original (Peter Gabriel)

b)   National Board of Review. USA 2002
Prémio de melhor realizador (Phillip Noyce)

c)    Edinburgh International Film Festival 2002
Prémio do público para melhor realizador (Phillip Noyce)

d)   Australian Film Institute 2002
Prémio de melhor banda sonora original (Peter Gabriel)

Compareçam, e tragam sempre outros amigos
 
A direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

Sem comentários:

Enviar um comentário