domingo, 31 de maio de 2009

"Estranhos de Passagem". Na Casa Amarela

Na próxima segunda feira, dia 01 de Junho, vai ser exibido na Casa Amarela (Rua 5 de Outubro nº 52 em Alhos Vedros) o filme "Estranhos de Passagem", integrado no ciclo "ISTO NÃO É CINEMA", uma iniciativa da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) que é levada a efeito no seu espaço Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, cuja Comissão Coordenadora tem sido responsável por estas iniciativas, com a colaboração de Leonel Limão.
A sessão terá o seu início pelas 21,30 horas e contamos sempre com a tua presença, que será sempre bem-vinda.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(…) Em Estranhos de Passagem aborda-se uma temática em parte evitada pela indústria cinematográfica. Sempre que se decide abordar o submundo de grandes cidades ou governos acaba por se entrar num terreno demasiado arriscado, deixando muitas vezes os realizadores e produtores por sua própria conta e risco. Mas Stephen Frears pode dar-se a esse luxo, conhecido por excelentes projectos como The Queen (2006), High Fidelity (2000) e Dangerous Liaisons (1988).
E um coração numa sanita de um quarto de hotel em Londres é o ponto de partida para uma história complexa e tensa, acerca de temas como a imigração ou o tráfico de órgãos. E é longe da visão romântica que se tem sobre o coração de Londres, que Stephen Frears parte para uma longa divagação sobre um realista submundo longe dos olhares da população em geral.O argumento de Steven Knight a par da realização de Stephen Frears estão de parabéns pela firmeza com que remetem o espectador para um thriller denso, político, num tremendo dilema moral de sobrevivência e de manutenção das normas morais de cada um. Em Estranhos de Passagem aquilo que vemos é precisamente o que o título original do filme nos revela. Um mundo de coisas bonitas, mas sujas. Dirty Pretty Things. Ou seja, uma dualidade, uma mentira ou fachada, de uma cidade comospolita de uma sociedade evoluída, mas que esconde os actos mais degradantes atrás de vãos de escada e vielas escuras e sujas (…)

In: Blog SPLIT SCREEN

Sem comentários:

Enviar um comentário