quarta-feira, 20 de maio de 2009

Viagem à cidade dos Templários

No âmbito da programação de Maio da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva, vai realizar-se no sábado da próxima semana , dia 30 de Maio, uma Viagem à cidade dos Templários com visita guiada ao Convento de Cristo em Tomar.
A partida será efectuada pelas 09,00 horas junto ao Coreto de Alhos Vedros, e quem estiver interessado nesta visita que será também de encontro e de convívio, poderá contactar e reservar o seu lugar através do telemóvel 932214015 ou para o mail da CACAV; cooperativa.cacav@gmail.com pois os lugares já estão a "ficar escassos".
O preço situa-se na módica quantia de 12 € por pessoa, que inclui o transporte e a visita guiada ao Convento de Cristo em Tomar.

(...) O Convento de Cristo , histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.João Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.
Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do
Castelo de Tomar e pela mata da cerca.
Actualmente é um espaço cultural,
turístico e ainda devocional. A arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos (...)
in, Vikipédia, a enciclopédia livre 2009
Pela CACAV
A Coordenadora da Escola Aberta Agostinho da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário