domingo, 24 de maio de 2009

"O Carteiro de Pablo Neruda". Na Casa Amarela

"O Carteiro de Pablo Neruda" é a próxima película a ser exibida na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
A sessão de cinema vai ter lugar na próxima segunda feira, dia 25 de Maio pelas 21,30 horas, e é integrada no ciclo "ISTO NÃO É CINEMA" coordenado por Leonel Limão.
"O Carteiro de Pablo Neruda" é uma excelente obra cinematográfica, realizada por Michael Radford em 1994 e interpretada no papel principal pelo actor italiano Massimo Troisi.

Contamos com a tua presença

Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

(...) Filme dramático realizado por Michael Radford em 1994. Originalmente intitulado Il Postino, este filme ficou indubitavelmente ligado ao facto de ter sido o último do consagrado actor italiano Massimo Troisi, que faleceria 12 horas após o fim das filmagens. Alicerçado numa bela história de amizade, o filme desenrola-se em 1952, ano em que o famoso escritor chileno Pablo Neruda (Philippe Noiret) se vê obrigado a abandonar o seu país natal por motivos políticos e exilar-se numa pequena ilha do mar Mediterrâneo. Aqui conhece Mário Ruoppolo (Massimo Troisi), um filho de pescadores que não sabe o rumo que quer dar à sua vida, sonhando em emigrar. Com a chegada do poeta, o fluxo de correspondência da ilha aumenta significativamente e Mário é contratado como carteiro particular do poeta. Aos poucos, começa-se a estabelecer uma sólida relação de amizade entre os dois homens ao ponto de a vida de Mário se transformar. Neruda ensina a Mário o que é a poesia e a saber senti-la e escrevê-la. Apaixonado por Beatrice (Maria Grazia Cucinotta), Mário começa a dedicar-lhe poemas escritos com a ajuda do chileno. O casamento entre os dois será inevitável e Neruda será mesmo o padrinho do noivo. Contudo, Neruda influencia Mário com as suas teorias políticas, ao ponto de o carteiro se tornar comunista por amizade ao poeta. Quando o poeta volta ao Chile, Mário sente um vazio difícil de ser preenchido. Para tentar combater a melancolia, vagueia em torno da casa de Neruda. Um dia, recebe uma carta formal da secretária de Neruda exigindo o envio dos objectos pessoais que o poeta deixara. Mário sente-se então ostracizado pelo poeta e procura uma explicação para o facto. Então, resolve gravar os sons das pessoas, da natureza e da vida na ilha para os enviar ao poeta. O filme conheceu um êxito sem precedentes à escala mundial, tendo estado em exibição comercial nas salas portuguesas durante cerca de um ano. O desempenho interpretativo de Troisi é notável (esteve mesmo nomeado para o Óscar de Melhor Actor) tendo não raras vezes apelado a um esforço sobre-humano para terminar as filmagens. Mais tarde o realizador Michael Radford recordaria que Troisi, depois de filmar cada cena, tinha de purificar os pulmões com oxigénio devido ao seu problema cardíaco. Apesar de também nomeado para os Óscares de Melhor Filme e Realizador, O Carteiro de Pablo Neruda venceria apenas na categoria de Melhor Banda Sonora Dramática graças ao sólido trabalho de Luís Bacalov (...)

in: Infopédia. Enciclopédia e Dicionários Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário