sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A CACAV e TIMOR, uma solidariedade sempre presente

Passados que são 18 anos do massacre de Santa Cruz em Timor Leste (12 de Novembro de 1991), nunca é demais recordar o amplo movimento de solidariedade que se levantou em todo o país, nomeadamente na Vila de Alhos Vedros, onde a Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) desempenhou um papel importantíssimo na mobilização das consciências muito antes do dia do massacre, e que culminou com a realização de um amplo debate no dia 23 de Novembro de 1991 sob o lema "TIMOR. SER SOLIDÁRIO" na Escola C+S de Alhos Vedros (actual Escola José Afonso).
Estiverem presentes na mesa do Debate, Joaquim Raminhos (na altura presidente da CACAV) Mário Robalo (jornalista) Abílio Araújo da FRETILIN, Paulo Pires da UDT, Luísa Teotónio Pereira do CIDAC e um membro da Amnistia Internacional.
Com a sala repleta de gente, a assistência deu um precioso contributo para a denúncia do clima de instabilidade que se vivia em Timor Leste, com intervenções que denotavam uma preocupação que se generalizava de norte a sul de Portugal, em solidariedade para com o povo Maubere.
18 anos depois do massacre de Santa Cruz, renovamos a nossa solidariedade para com o povo de Timor Leste, país independente.

A Direcção da
Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV)

Foto 1: Mesa do Debate com a presença das individualidades já mencionadas.
Fotos 2 e 3: Revista "ESTEIRO" nº 7 de Novembro de 1991 e nº 26 de Outubro de 1999, edições da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV).

Sem comentários:

Enviar um comentário