domingo, 25 de outubro de 2009

Cinema e "SONS DE GUITARRA" Na CASA AMARELA

É já no próximo dia 26 de Outubro, Segunda Feira pelas 21,30 horas que vai ser exibido o filme "EM NOME DO PAI", uma realização de Jim Sheridan que conta com a participação de Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e de Peter Postlethwaite.
Informamos no entanto que, no mesmo dia e a anteceder a exibição deste filme, pelas 21,00 horas, vamos ter "SONS DE GUITARRA" pelo Rui Mourinho, músico algarvio, que de passagem por Alhos Vedros nos irá fascinar com o dedilhar da sua guitarra.
Endereçamos um convite a todos, para que não percam este momento de surpresa e a exibição deste fantástico filme, a acontecer na Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.
Aguardamos a vossa presença.
Pela CACAV
A Coordenadora da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva.

Resumo do filme

(…) O realizar deste filme, Jim Sheridam, vem mostrar a história real de Gerry Conlon, (que ainda hoje constitui uma vergonha para polícia britânica), certamente para denunciar que nem sempre os agentes da justiça agem para que ela seja cumprida e que nem sempre a justiça é cega. Um ataque do IRA a um bar londrino, em 1974 é o pano de fundo para o início desta história, em que a narrativa nos leva de volta no tempo, até as conturbadas ruas de Belfast (Irlanda do Norte) onde Gerry arranja confusão com as tropas britânicas. O confronto acaba por colocá-lo frente a frente com agentes do IRA. Fartos das suas brincadeiras e pequenos roubos, Giuseppe, o sábio pai de Gerry, receia que alguma coisa possa lhe acontecer e resolve enviá-lo para Londres para a casa da Tia Annie Maguire, na esperança de que arranjasse algum emprego. Gerry é um jovem rebelde que ignora os conselhos do pai e acaba por juntar-se a uma comunidade hippie onde se vive segundo os ideais da liberdade, do amor e da droga. Mas o bom clima dura pouco e Gerry, juntamente com o seu amigo Paul são obrigados a deixar a comunidade, devido ao clima instável que se começara a gerar. Vagueiam sem dinheiro nas ruas de Londres, sem dinheiro nos bolsos, até que se dá o atentado ao bar. Gerry estava no lugar errado e na hora errada. Ele e quatro dos seus amigos são presos e torturados pelos agentes da polícia, que pressionados pelo próprio sistema que representam e pela indignação da opinião pública, querem à força encontrar os culpados. Obrigado a assinar uma confissão falsa, Gerry acaba por fazer com que o pai, a tia Annie e os filhos desta fossem presos e acusados de serem cúmplices. Com este plano de fundo, esta história revela cenas que passaram a fazer parte do quotidiano inglês desde a divisão da Irlanda. Em Nome do Pai representa toda uma realidade conflituosa vivida na Irlanda do Norte em que a mais pequena provocação de uma das forças em conflito pode desencadear distúrbios. Por outro lado, há a crítica ao sistema judicial britânico retratado como intolerante, obsessivamente preocupado em arranjar um culpado ou bode expiatório para resolver depressa a questão do atentado e causar boa impressão à opinião pública (…)
Texto retirado da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário